sábado, 8 de outubro de 2011

O que posso e o que não posso durante a gravidez



Muitas mulheres continuam com a sua vida normalmente mesmo sabendo que estão grávidas. Com todas as informações e com meios de comunicações é incrível ver mulheres se expondo e expondo uma criatura que não pediu para nascer a condições deploráveis mesmo dentro do útero.

Recentemente vi uma mulher no que aparentava ter uns 8 meses de gestação com um cigarro acesso na mão, a minha vontade era de denunciar essa mulher, mas infelizmente nada aconteceria. Nós mulheres somos responsáveis pelo feto que estamos gerando, pela sua saúde, bem estar e desenvolvimento. Se o nenê não pode confiar em nós, então em quem?

Orientações durante a gravidez:


• A gravidez não é doença, mas precisa de acompanhamento médico para diminuir os riscos da mãe e do feto.

• Medicamentos e radiografias podem afetar o feto, nunca se exponha a eles se o seu médico não consentir ou se for emergência sempre comunique que esta grávida ou que esteja desconfiada de uma gravidez.

Quando entrei no quinto mês sofri uma queda (cai de bunda no chão), não conseguia me mover e para ver se tinha fraturado algo fui submetida a uma radiografia. O meu ginecologista não autorizou a fazer raio-x, mas recomendou uns remédios e repouso. Com toda a dor que tinha não ia expor o meu nenê, não fiz e com o tempo fui melhorando.

• Álcool, droga e cigarro prejudicam o feto. Se você os consumir terá grandes riscos de aborto, parto prematuro, anormalidades no feto tanto física, como neurológica, e o pior já o feto nasce dependente da droga. Os sintomas de abstinência dele serão o mesmo que os seus.

• Aumento de peso excessivo não é recomendável.

o Prefira carne grelhadas ou na chapa.
o Reduza os alimentos com muita gordura.
o Tome entre um litro a litro e meio por dia.
o Reduza alimentos com açúcar, incluindo os chocolates.
o Lembrando que o ideal na gravidez é ganhar de 9 a 13 kilos.
o Diminua o sal da sua comida, ajuda a diminuir o inchaço.
o Café é um estimulante, evite ou diminua bem a quantidade.

Para falar a verdade eu mesma não me cuidei no quesito “alimentação”, comia tudo o que tinha vontade, e no final da gravidez engordei exatos 27 kilos. Meu médico queria me matar, mas depois entendi porque não queria que engordasse tanto, na hora da cesárea os médicos tem que fazer um corte mais profundo e se for normal a mulher estará fora de forma e será mais exaustivo tanto para ela como para o nenê. Ainda mais está sendo difícil voltar ao meu peso, e mesmo assim, no final da gravidez não conseguia ficar muito tempo de pé, inchei demais, por isso é importante se alimentar de forma saudável, não é desculpa se você estiver grávida para comer por dois. O seu estomago é de um tamanho o do seu nenê nem se compara ao seu, o ideal é conversar com uma nutricionista para que ela diga quais alimentos são essenciais em cada caso. Hoje não teria me privado das minhas vontades, mas teria medido um pouco mais a quantidade.

• Há um aumento no fluxo vaginal, se não há coceiras, ardor, dor, mau cheiro então não se preocupe. Caso haja, converse com o seu ginecologista.

• Use roupa folgada, não use faixa, pois pode debilitar os seus músculos. É bom o uso de meias elásticas caso haja histórico de varizes na sua família e para amenizar inchaço. Eu não usei, pois na minha família não há históricos de varizes, não tive nenhum problema com este ponto, mas inchei muito no fim da gestação.

• Recomendável ir ao dentista antes do sexto mês. Algumas doenças dentarias podem afetar a saúde do nenê e até partos prematuros.

• Durma e descanse sempre que puder, depois dificilmente terá longas noites de sono.

• Acupuntura: evite, pois dependendo de onde seja colocada a agulhinha pode provocar um parto prematuro.

• Não é recomendável banho de imersão muito quente, o aquecimento da água pode provocar contrações e provocar abortos, evite saunas.

• Evite ficar muito tempo em pé, descanse com as pernas elevadas, caso sinta um desconforto como se fosse uma cólica, sente-se, pois pode ser cansaço.

• Evite salto alto, aumenta o risco de quedas, inclusive alguns chinelinhos não são bons para caminhar, observe se tem solado antiderrapante e que seja anatomicamente correto.

• Pode trabalhar desde que o seu trabalho não lhe cause fadiga emocionalmente e fisicamente. Há estudos que mostram que se uma grávida se estressa o nenê também se estressa, a única diferença é que o nenê levaria dias para se acalmar. Por isso, têm nenês que nascem mais calmos que outros.

Eu parei de trabalhar no terceiro mês de gestação, foi a melhor coisa, pois, eu sou muito nervosa e precipitada, mas como tive uma gravidez calma o meu nenê nasceu extremamente calmo, não teve cólicas nem é acostumado ao choro. Ele realmente é muito calmo, mas creio que uma das razoes foi que eu não me estressei na minha gravidez, o meu nenê teve um crescimento calmo.

• Relações sexuais estão permitidas, mas se for uma gestação de risco o seu ginecologista lhe dirá o que pode e o que não pode. Lembrem-se o seu melhor amigo nesse período é o seu ginecologista, por isso você mamãe deve se sentir a vontade com o seu.

• Fisioterapia: avise que está grávida, não são todos os exercícios que podem ser feitos. Atenção com os choques.

• Não tinja e/ou pinte seu cabelo, principalmente nos primeiros 3 meses quando é a fase de formação do feto. Recomendável não fazer na gestação inteira. Igual, a descoloração de pelos no corpo, evite.

• Fique atenta as vitaminas proporcionadas pelo seu ginecologista, pergunte se pode tomar junto o acido fólico que ajuda na prevenção de má formação do feto.

• Você mamãe deve procurar o seu ginecologista se apresentar vômitos persistentes, diarréia, dor quando urina, febre, dor de cabeça que não melhora com analgésicos (receitados pelo seu ginecologista), sangramento vaginal, perda de líquido pela vagina, contrações, inchaço de mãos ou rosto, diminuição ou ausência de movimentos fetais ou qualquer sintoma que você considere anormal e que não esteja neste quadro. Ir ao hospital é o melhor a fazer caso não consiga falar com o seu ginecologista. Hoje em dia no Brasil o médico dificilmente lhe fornecerá o celular, então o hospital entrará em contato com ele, caso seja convenio. Se não for, vá ao hospital que um médico lhe atenderá. É imprescindível que a gestante ande sempre com a sua carteirinha de pré-natal em mãos.

Isto é um resumo sobre o que as gestantes devem ficar de olho neste período tão importante. O mais importante é fazer um ótimo pré-natal, sempre seguir os conselhos do seu ginecologista, por isso é importante tomar um tempo e sair à procura de um bom profissional, converse com as suas amigas e procure indicação.

Particularmente tive um excelente profissional comigo, sempre ao ligar me atendia, e quando ia a emergências no hospital sempre o encontrava, teve um dia que acordei com dor e fui ao hospital, na maca escutei a voz dele e pedi ao meu esposo ir atrás dele, ele veio com um sorriso e me acudiu em tudo. Lembro que quando saiu o resultado ele foi ao hospital me tranqüilizar dizendo que não foi nada e que podia ir tranqüila. Ele foi ao hospital me liberar, não o fez por telefone. Isso para mim é um profissional. Espero mesmo que vocês tenham a mesma sorte que eu ao achar um ginecologista tão atencioso.

As minhas próximas postagens serão sobre os direitos da gestante no trabalho, sociais, ao pré-natal e nos serviços de saúde. Aguardem-me!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

O que levar à maternidade?



Quando fui preparar a minha bolsa e a bolsa do nenê fiquei com muitas duvidas sobre o que levar e o que não levar, afinal, era a minha primeira viagem e tinha medo de esquecer itens essenciais ou levar algo que não me fosse util.

A primeira coisa que devemos saber é que não estaremos sozinhas, e se por alguma razão esquecermos algo ou termos alguma eventualidade podemos ligar e pedir o que necessitemos.

Antes de tudo creio que é importante determinar “quando preparar a mala da maternidade”, já que o nenê pode ser um pouco apressadinho. Ao chegar na 30° semana creio que seja o momento certo das mães terem já as duas maletinhas prontas, ou na fase final de montá-las e dizer a alguém responsável onde encontrar as malas caso algo aconteça. Mesmo que seja muito cedo, o nenê pode chegar a qualquer momento e se for mais de um nenê, as malas já devem estar prontas mais cedo ainda, pois dificilmente quando são mais de dois chegam a 36° semana.
Agora a lista:

Bolsa do nene:

6 bodies com manga cumprida, junto com 6 calça pagão (pijaminha) e 6 pares de meias. O bom já é levar a calça do pagão com pezinho, assim não ficará saindo se a meia for grande ou o pé pequeno. É bom levar tanto RN ou P, eu levei P mesmo que ficou grande no meu nenê o RN somente iria usar na maternidade, não vale a pena esse gasto. O nenê somente usará 3 bodys, mas sempre é bom ir prevenida, caso o nenê suje, você terá mais opções para trocas. E é bom levar manga cumprida, pois o nenê veio de um lugar quentinho, e levara um tempo para se acostumar com o nosso clima, mesmo que seja muito quente, não vale à pena arriscar um resfriado tão novinho. O que a mamãe pode fazer para facilitar a vida, coloque em saquinhos separados cada conjuntinho, um body com uma calcinha e a meia, junto com a fralda, na hora de pegar a roupinha fica mais fácil para a mamãe, pode ser aqueles saquinhos ziploc, e escrever com números de 1 a 6 para também não houver problemas de se perder.

Cobertor ou manta: a pele do seu nenê é muito sensível, então tome cuidado na hora de comprar o cobertor ou a manta, no meu caso teve manta que nem usei por ser áspera e achar que prejudicaria o meu nenê, duas mantas ou dois cobertores são mais que suficiente. Serve para forrar o bercinho do seu filhote ou também para aquecê-lo.

6 fraldas de boca e 6 fraldas de ombro. As de boca servem para limpar o seu nenê na hora de amamentá-lo e caso vomite, e o de ombro na hora de fazê-lo arrotar ou alguém fazê-lo dormir ou alguma visita queira segura-lo para protegê-lo das roupas.

• Levar um pacote de fraldas RN.

• Caso o seu nenê seja uma linda menina pode levar acessórios para o cabelo. Ela ficara bem charmosa.

• Tem pessoas que levam enfeite de porta com o nome do nenê, e lembrancinhas. Eu já não levei nada, pois como fiquei em quarto compartilhado as visitas eram restritas, então somente minha família foram nos ver. Deixei para entregar as lembrancinhas quando me foram visitar em casa. Caso você fique em apartamento particular é interessante levar lembrancinhas, as visitas costumam ser mais.

Saída da maternidade, no meu caso eu comprei mas foi desnecessário, você pode comprar um macacão lindo que combine com a sua manta, lembrando que se estiver frio também é importante ter uma toquinha para protegê-lo do vento. É a primeira vez que ele sairá então cubram bem o seu nenê.

Dica:


Quando comprar as roupas do nenê você terá que lavá-las com sabão de coco ou sabão neutro, e ao passá-las é interessante que no reservatório de água do ferro coloquem uma tampinha de álcool para esterilizar as roupas, no momento de secagem algum bichinho pode passar e deixar resíduos que possam dar alergias ao nenê. Sempre antes de usar qualquer roupa o bom é lavá-las e passá-las. E separadas do resto da roupa dos integrantes da casa.

Bolsa da mamãe:

• 3 pijamas com abertura frontal, para facilitar na hora da amamentação. Se você já sabe que ficará dois dias, por que três? Elas podem sujar por causa do sangramento do pós-parto. É interessante que os pijamas sejam claros, o nenê não tem uma boa visão, dificilmente ele conseguirá te enxergar, agora imagina com cores fortes? É bom evitar. Bom seria não levar camisolas pra não se preocuparem em ter q se arrumar ao deitar ou levantar, vocês mamães estarão doloridas, sempre procurem o mais confortável.

Chinelo ou sandália de dedo. No fim da gravidez temos a tendência de inchar, eu uso 37 no fim da gravidez usava 39, no dia seguinte que dei a luz o meu chinelo de dedo 39 não entrava no pé, é bom levar aqueles chinelos de quarto bem confortável e bem maior do que vocês estão acostumadas, inchamos muito no dia seguinte do parto e ficamos assim por uma semana mais ou menos, não é bom nada que nos aperte.

Meias: o quarto pode estar frio ou você terá que levantar “rápido” então estando com meia antiderrapante é melhor do que ter que procurar chinelos, ainda mais onde fiquei a pessoa que arrumava quarto tinha a péssima mania de colocar meu chinelo debaixo da cama, era quase impossível pegar.

Sutiã de amamentação: isto é complicado. Por quê? Depois de dar a luz o peito cresce, o impossível será saber quanto. Aqui vai uma dica: se você usa 42 ou P leve um 46 ou G, sempre dois números a mais, compre por enquanto dois sutiãs, depois quando o peito der uma normalizada pode comprar mais. Lembrando que o peito crescerá bem se você amamentar.

Conchas ou absorvente para os seios. Como a demanda de peito/amamentação ainda não tem horários certos, o leite pode vir a vazar, usando o absorvente caso você não terá problemas em sujar a roupa, a concha serve para não sujar também e como já disse anteriormente serve para puxar o bico. Mas se você já usou durante a gravidez não tem o porquê continuar usando.

Produtos de higiene pessoal: como escova de dente, pasta de dente, desodorante, escova de cabelo, xampu, condicionador, sabonete, o que você usar para se sentir bem. Dependendo do hospital eles fornecem estes produtos, mas é bom levar o que você já está acostumada.

Absorventes: é normal ter sangramento depois do pós-parto, leve absorventes noturnos, há hospitais que fornecem, mas leve da sua marca preferida, não tem preço que pague a nossa comodidade.

Roupa para a saída da maternidade: leve roupa de acordo com a estação, e soltas, pois a barriga não volta tão rápido.

Calcinhas pós-parto, 6 está bem. Leve grandes e confortáveis. Lembrem ficarão um tempo inchadas, por isso não vão querer algo que as aperte.Quem quiser usar cinta ja no segundo dia podem usar, barriga volta mais ligeiro e ajudam os órgãos também a voltarem ao lugar.

• Maquina fotográfica e pilhas extras.

• Lista de telefones das pessoas a serem avisadas.

Têm mamães com disposição de fazer escova, chapinha, de se maquiar, etc. Vou ser sincera, eu não tive disposição para nada, a não ser admirar o meu nenê e ter tempo para descansar. Mas, se você quiser leve.

Itens essenciais:

• Carteirinha do plano de saúde

• Cartão do pré-natal

• Documentos pessoais

• E se for cesárea o documento que o seu obstetra irá lhe dar para a entrada do hospital

• Interessante levar uma pasta vazia para colocar os documentos do nenê que lhes darão no hospital.

• Celular e carregador.

Importante:

Atenção ao material plush, em alguns casos o nenê é alérgico a esse tecido, como aconteceu com o meu nenê, prefira tecido natural e não sintético. Eu levei um macacão plush e foi o dia que ele mais chorou, depois percebi a reação a esse tipo de tecido, lembrando que o plush é sintético. Prefira o tecido natural pelo menos nos primeiros dias de nascido.