Muitas mulheres continuam com a sua vida normalmente mesmo sabendo que estão grávidas. Com todas as informações e com meios de comunicações é incrível ver mulheres se expondo e expondo uma criatura que não pediu para nascer a condições deploráveis mesmo dentro do útero.
Recentemente vi uma mulher no que aparentava ter uns 8 meses de gestação com um cigarro acesso na mão, a minha vontade era de denunciar essa mulher, mas infelizmente nada aconteceria. Nós mulheres somos responsáveis pelo feto que estamos gerando, pela sua saúde, bem estar e desenvolvimento. Se o nenê não pode confiar em nós, então em quem?
Orientações durante a gravidez:
• A gravidez não é doença, mas precisa de acompanhamento médico para diminuir os riscos da mãe e do feto.
• Medicamentos e radiografias podem afetar o feto, nunca se exponha a eles se o seu médico não consentir ou se for emergência sempre comunique que esta grávida ou que esteja desconfiada de uma gravidez.
Quando entrei no quinto mês sofri uma queda (cai de bunda no chão), não conseguia me mover e para ver se tinha fraturado algo fui submetida a uma radiografia. O meu ginecologista não autorizou a fazer raio-x, mas recomendou uns remédios e repouso. Com toda a dor que tinha não ia expor o meu nenê, não fiz e com o tempo fui melhorando.
• Álcool, droga e cigarro prejudicam o feto. Se você os consumir terá grandes riscos de aborto, parto prematuro, anormalidades no feto tanto física, como neurológica, e o pior já o feto nasce dependente da droga. Os sintomas de abstinência dele serão o mesmo que os seus.
• Aumento de peso excessivo não é recomendável.
o Prefira carne grelhadas ou na chapa.
o Reduza os alimentos com muita gordura.
o Tome entre um litro a litro e meio por dia.
o Reduza alimentos com açúcar, incluindo os chocolates.
o Lembrando que o ideal na gravidez é ganhar de 9 a 13 kilos.
o Diminua o sal da sua comida, ajuda a diminuir o inchaço.
o Café é um estimulante, evite ou diminua bem a quantidade.
Para falar a verdade eu mesma não me cuidei no quesito “alimentação”, comia tudo o que tinha vontade, e no final da gravidez engordei exatos 27 kilos. Meu médico queria me matar, mas depois entendi porque não queria que engordasse tanto, na hora da cesárea os médicos tem que fazer um corte mais profundo e se for normal a mulher estará fora de forma e será mais exaustivo tanto para ela como para o nenê. Ainda mais está sendo difícil voltar ao meu peso, e mesmo assim, no final da gravidez não conseguia ficar muito tempo de pé, inchei demais, por isso é importante se alimentar de forma saudável, não é desculpa se você estiver grávida para comer por dois. O seu estomago é de um tamanho o do seu nenê nem se compara ao seu, o ideal é conversar com uma nutricionista para que ela diga quais alimentos são essenciais em cada caso. Hoje não teria me privado das minhas vontades, mas teria medido um pouco mais a quantidade.
• Há um aumento no fluxo vaginal, se não há coceiras, ardor, dor, mau cheiro então não se preocupe. Caso haja, converse com o seu ginecologista.
• Use roupa folgada, não use faixa, pois pode debilitar os seus músculos. É bom o uso de meias elásticas caso haja histórico de varizes na sua família e para amenizar inchaço. Eu não usei, pois na minha família não há históricos de varizes, não tive nenhum problema com este ponto, mas inchei muito no fim da gestação.
• Recomendável ir ao dentista antes do sexto mês. Algumas doenças dentarias podem afetar a saúde do nenê e até partos prematuros.
• Durma e descanse sempre que puder, depois dificilmente terá longas noites de sono.
• Acupuntura: evite, pois dependendo de onde seja colocada a agulhinha pode provocar um parto prematuro.
• Não é recomendável banho de imersão muito quente, o aquecimento da água pode provocar contrações e provocar abortos, evite saunas.
• Evite ficar muito tempo em pé, descanse com as pernas elevadas, caso sinta um desconforto como se fosse uma cólica, sente-se, pois pode ser cansaço.
• Evite salto alto, aumenta o risco de quedas, inclusive alguns chinelinhos não são bons para caminhar, observe se tem solado antiderrapante e que seja anatomicamente correto.
• Pode trabalhar desde que o seu trabalho não lhe cause fadiga emocionalmente e fisicamente. Há estudos que mostram que se uma grávida se estressa o nenê também se estressa, a única diferença é que o nenê levaria dias para se acalmar. Por isso, têm nenês que nascem mais calmos que outros.
Eu parei de trabalhar no terceiro mês de gestação, foi a melhor coisa, pois, eu sou muito nervosa e precipitada, mas como tive uma gravidez calma o meu nenê nasceu extremamente calmo, não teve cólicas nem é acostumado ao choro. Ele realmente é muito calmo, mas creio que uma das razoes foi que eu não me estressei na minha gravidez, o meu nenê teve um crescimento calmo.
• Relações sexuais estão permitidas, mas se for uma gestação de risco o seu ginecologista lhe dirá o que pode e o que não pode. Lembrem-se o seu melhor amigo nesse período é o seu ginecologista, por isso você mamãe deve se sentir a vontade com o seu.
• Fisioterapia: avise que está grávida, não são todos os exercícios que podem ser feitos. Atenção com os choques.
• Não tinja e/ou pinte seu cabelo, principalmente nos primeiros 3 meses quando é a fase de formação do feto. Recomendável não fazer na gestação inteira. Igual, a descoloração de pelos no corpo, evite.
• Fique atenta as vitaminas proporcionadas pelo seu ginecologista, pergunte se pode tomar junto o acido fólico que ajuda na prevenção de má formação do feto.
• Você mamãe deve procurar o seu ginecologista se apresentar vômitos persistentes, diarréia, dor quando urina, febre, dor de cabeça que não melhora com analgésicos (receitados pelo seu ginecologista), sangramento vaginal, perda de líquido pela vagina, contrações, inchaço de mãos ou rosto, diminuição ou ausência de movimentos fetais ou qualquer sintoma que você considere anormal e que não esteja neste quadro. Ir ao hospital é o melhor a fazer caso não consiga falar com o seu ginecologista. Hoje em dia no Brasil o médico dificilmente lhe fornecerá o celular, então o hospital entrará em contato com ele, caso seja convenio. Se não for, vá ao hospital que um médico lhe atenderá. É imprescindível que a gestante ande sempre com a sua carteirinha de pré-natal em mãos.
Isto é um resumo sobre o que as gestantes devem ficar de olho neste período tão importante. O mais importante é fazer um ótimo pré-natal, sempre seguir os conselhos do seu ginecologista, por isso é importante tomar um tempo e sair à procura de um bom profissional, converse com as suas amigas e procure indicação.
Particularmente tive um excelente profissional comigo, sempre ao ligar me atendia, e quando ia a emergências no hospital sempre o encontrava, teve um dia que acordei com dor e fui ao hospital, na maca escutei a voz dele e pedi ao meu esposo ir atrás dele, ele veio com um sorriso e me acudiu em tudo. Lembro que quando saiu o resultado ele foi ao hospital me tranqüilizar dizendo que não foi nada e que podia ir tranqüila. Ele foi ao hospital me liberar, não o fez por telefone. Isso para mim é um profissional. Espero mesmo que vocês tenham a mesma sorte que eu ao achar um ginecologista tão atencioso.
As minhas próximas postagens serão sobre os direitos da gestante no trabalho, sociais, ao pré-natal e nos serviços de saúde. Aguardem-me!