-0;[Para ser bem sincera, desde o principio, desde que soube que estava grávida, cuidar do umbigo era o que mais me preocupou. Já teria milhões de novas responsabilidades e isto para mim era muito sério, já que nunca consegui fazer curativos e muito menos cuidar dos meus machucados sem eles ficarem vermelhos ou saindo pus, nunca fui boa nesta área. Mas isto é bem diferente. Sabia que não podia falhar. E comecei a procurar, perguntar para ver de que jeito teria que cuidar do umbiguinho. E sempre obtive a mesma resposta: É fácil, fica tranqüila.
Realmente é fácil, más é necessário tomas uns cuidados para que não haja infecções.
Primeiramente vou dizer algo que quando somos mães de primeira viagem não sabem:
O cordão umbilical é por onde a mamãe alimenta o seu nenê, é por onde passa todos os nutrientes para que ele se desenvolva plenamente. Ao nascimento o cordão será cortado a uns dois centímetros da barriga do nenê onde ele, o nenê, já será suficientemente grande para tomar o seu leite.
Para que não haja pânico, onde está o pedacinho do coto umbilical é totalmente indolor, ou seja, o nenê não sente dor nessa região, por não ter terminações nervosas. Pude comprovar quando no primeiro banho do meu nenê ainda na maternidade a enfermeira me disse que ele não sentia dor na hora da limpeza, como acho que fiz cara de incerteza, ela mexeu no coto umbilical e ele continuou com a mesma expressão de antes, realmente não houve nenhuma manifestação de dor, depois disso fiquei mais calma. Não machucaria o meu nenê fazendo esse curativo.
O coto umbilical leva de 7 a 15 dias para cair, o do meu nenê demorou longos 14 dias até que um dia ele desapareceu logo vi que estava na fraldinha. Mas pode ocorrer de alguns nenês demorarem mais, por causa da grossura do cordão umbilical. Lembrem nenhum nenê é igual ao outro.
Higienização:
Utilizando álcool 70% passe um cotonete na região da base do coto umbilical, tire todo o excesso que possa ter, se sangrar não se alarme, é normal. Se houver secreções em excessos ou sangramentos faça a limpeza sempre que trocar a fralda.
Se for necessário eleve um pouco o coto umbilical e limpe sempre na base, se o cotonete ou um chumaço de algodão sair sujo limpe novamente até que toda a sujeira tenha saído. Eu preferi utilizar o cotonete, por ser algo bem delicado e precisar de rapidez, os cotonetes já estariam preparados para serem usados. Logo utilize uma gase para secar o coto umbilical, ele precisa sempre ficar o mais seco possível para facilitar a própria secagem dele. Aos poucos, o coto ficará mais endurecido, seco e escuro.
Dificilmente tem aquele nenê que não chora na hora do banho, da troca e da higienização, somente saibam que ele não chora de dor e sim de desconforto. Tudo para ele é novo e sua única fonte de comunicação será o choro. Fiquem calmas e isso será transmitido a eles.
Na hora do banho não há perigo algum se água, sabonete cai no coto umbilical, ele tranquilamente pode ser lavado com água e sabão especifico do nenê, logo fazer a limpeza e secagem.
Importante!
Não use faixa de umbigo, cinteiros ou qualquer peça que não permita que o coto umbilical respire. Quanto mais arejado você o deixar, melhor. As fraldas de recém nascidos, a Pampers que foi a que usei, ela tem um desnível bem no lugar do umbigo, permitindo que somente a roupinha fique por cima dele, mas se a sua fralda não tiver, pode dobrá-la embaixo do coto umbilical, permitindo que fique o mais arejado possível. Quanto mais ar, mais rápido ele seca.
Mesmo com a queda do coto, a região deve ainda ser limpa com álcool e cotonete, pois o tecido ainda estará em fase de cicatrização, continue com esse processo como por duas semanas após a queda do coto umbilical. Certifique-se que não haja secreções, sangramentos, caso tiver procure o seu pediatra, sempre é bom que alguém nos tranqüilize dizendo que é normal. Não tenha vergonha e peça ajuda.
Não usem merthiolate ou mercúrio eles podem camuflar uma possível infecção e/ou intoxicação.
Sempre antes e depois a mamãe deve lavar as suas mãos.
Caso o coto suje com o cocô do nenê, antes de limpar com o álcool limpe com água e o seu sabonete, pois o cocô do nenê é gorduroso, logo limpe com álcool.
Curiosidade:
Em outros países não se dá banho no nenê até que o coto caia, mas é só mantê-lo seco que não terá problemas. O digo por experiência!