Em muitos lugares ouvimos que se nós estamos com o bico rachado significa que a pegada do nenê não está correta. Não necessariamente. Ou que estamos deixando o nenê fazer do nosso peito a sua chupeta. Isto pode até ser, mas não por isso estamos com o peito rachado. Tudo é novo e quando passamos pela situação sempre pensamos, poderia ter me preparado desta ou daquela forma. Por isso aqui vai algumas dicas.
Como se preparar durante a gestação para amamentar?
O ideal é se alimentar adequadamente, a natureza é bastante sabia, se algum nutriente faltar para o leite, será tirado das reservas da mamãe, por isso, poderemos ter: ossos, unhas, cabelos enfraquecidos e a musculatura mais flácida. Por isso, abuse dos laticínios, verduras e carnes e não se esqueça das vitaminas oferecidas pelos ginecologistas.
Tome banho de sol nos peitos. Isso além de escurecer a aureola do peito para que haja uma melhor visualização do nenê na hora de abocanhar pela primeira vez, também aumenta a resistência da pele para que o bico não rache. Esqueça a recomendação de passar bucha vegetal, lembrando que havendo estímulos pode se provocar um parto prematuro. 15 minutos suficiente.
Controle o creme. Durante o banho esqueça-se de passar sabonete e creme na área da aréola e mamilos, limpar com água é suficiente, pois eles modificam a proteção natural da pele, o que futuramente significara bicos rachados. No contorno do seio pode passar cremes para evitar as estrias.
Tente a concha. Caso você não tenha os mamilos projetados e sente medo de que o nenê não abocanhe, use a concha preparatória, elas fazem um tipo de pressão para que o bico “saia”.
Desacelere na malhação. Um treinamento incorreto vai contra a amamentação. Exagero de exercícios tende a mudar o sabor do leite o que pode dar uma rejeição por parte do nenê. Se o obstetra liberou, procure ajuda de um preparador físico.
Lembrem que o processo de adaptação as mamadas é um processo em que a mamãe, o nenê e o organismo devem se adaptar então não se frustre caso haja algum tipo de dificuldades. A mamãe deve estar calma e segura para poder passar isso ao nenê, caso ela não esteja bem o nenê não estará bem, mesmo que o cordão umbilical já foi cortado vocês continuam com esse tipo de ligação. Esteja tranquilla, serena, calma assim será muito mais fácil ao seu nenê se adequar a esta nova fase.
O ambiente para amamentar deve ser calmo e limite a presença de visitantes na hora de amamentar. Não é chato nem deselegante pedir licensa e ir amamentar seu filho no quarto. No começo é um processo de adaptação e adequação, dê esse momento de paz ao seu nenê. Lembrando que é só no inicio logo você poderá mostrar a todos como é lindo amamentar.
Posição: não há uma posição certa, mas, certifique se de que o nenê esteja de barriga com a sua, o seu nariz esteja livre para respirar. Cuidado com as suas costas mamãe, lembrando que você vai amamentar nos próximos 6 meses de forma exclusiva, então encontre um lugar confortável e dê atenção as costas, colocando encostos para que essa área não sofra tanto.
Pegada: quando o nenê for mamar, antes, tire um pouco do leite e passe-o na aréola, logo roce levemente o bico na boca do nenê, quando ele abrir a boca faça abocanhar todo o bico e boa parte da aréola.
IMPORTANTE quando o nenê estiver chorando de fome, e mesmo com o bico dentro da boca vai levar um tempo para que ele perceba que o bico esta por perto, por isso coloque um pouco de leite no bico e vá colocando um pouco na boca até parar de chorar e começar a mamar.
É na parte da aréola que precisa ser estimulado para que haja mais e mais leite, e não no bico.
Caso haja barulhinhos ao sugar, ou as bochechas formem covinhas algo há de errado, pressione levemente o cantinho da boca do nenê para que ele solte o seu peito sem te machucar e faça tudo novamente.
Caso forme rachaduras, machucado nos bicos não experimente remédios caseiros podendo infeccionar o peito, converse com o obstetra e ou pediatra e peça uma pomada cicatrizante ou até mesmo passe o leite no bico, isso ajudará. Se não conseguir conversar com nenhum médico, nas farmácias vende algo chamado de protetor de bico, é um material de silicone que você pode usar até que seu bico cicatrize, mas cuidado, não vale viciar nesse material. Alterne, quando começar a machucar coloque e ao cicatrizar tire. Até que em um momento você não o necessite mais.Essa dor e rachadura não será para sempre, apenas até o seu bico calejar.
Com o remédio cicatrizante tem que se lembrar de tirar o remédio sempre que o nenê for mamar, e lembrar-se disso de madrugada é complicado, por isso eu usei o bico de silicone, ajudou muito!
Outra dica nos primeiros dias ao amamentar, sempre que o nenê terminar limpe o bico e a aréola com uma gase umedecida, pois a saliva do nenê tende a rachar o peito.
Qualquer duvida, perguntas, algo que não foi explicado direito podem me perguntar, ajudarei sempre que for preciso.
Aguardem a próxima postagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário