quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mastite

Primeiramente, o que seria “Mastite”?

Não é mais do que a inflamação da glândula mamaria. A mastite puerperal é aquela que ocorre logo após o parto às mamães que estão amamentando e não-puerperal em distintos casos do pós-parto. Ocorre quando as placas de leite não são desfeitas e muito menos ordenhadas. 

Qual é a causa?

  • Logo após o pós-parto, as mamães começam com uma atividade bem diferente, a amamentação, por diversos motivos as mamães não preparam o peito para esta nova fase, o que pode ocorrer seria uma rachadura no bico o que possibilita a entrada de bactérias e ocorre a infecção dos dutos mamários
  • O nenê parou de mamar, mas ainda há leite no peito. O melhor a fazer é retirar o que restou, pois esse leite é um prato cheio para as bactérias. Isto pode ocorrer também após o parto, pois, a mamãe pode fabricar mais leite do que é necessário. O bom a fazer seria a retirada do leite manualmente ou até com instrumentos específicos. A fabricação de leite vai se adaptar a demanda do nenê.Tranquilas, esta situação não é por muito tempo.
    Se não tiver o aparelho ou se for muito dolorido, as mamães devem realizar uma massagem nos seios no chuveiro quente após a mamada. Para retirar o leite excedente, basta fazer uma massagem na auréola e no restante da mama com a mão espalmada. Depois, deve-se segurar o seio com o polegar em cima do bico e o indicador embaixo e fazer um movimento de ‘aperta e solta’. Este método é apenas como prevenção, quando não há mastite no peito. 
  • São mais suscetíveis ao mal as mamães que não descansam apropriadamente, as que não se alimentam bem e as que não se reidratam para compensar a perda de líquidos.
  •  Uso de mamilos de silicone, protetor de peitos, etc.Pelo maior acumulo de bactérias.
  • Amamentação com horários estabelecidos.
  • Saltar um horário devido à dor no mamilo, dentição, retorno ao trabalho, o nenê dormindo por mais tempo, suplementação, desmame abrupto, etc.
  • Dificuldades em sair o leite. Como já foi dito pelos ductos bloqueado.
  • Posição de dormir pode afetar ou usar roupa muito apertada. Não durma de barriga para baixo para não pressionar os peitos. Deixe os peitos a vontade, não use sempre sutiã ou protetor nos bicos.
  • A pega inadequada do nenê ao mamar.

Quais são os sintomas?
  •  Febre, normalmente alta.
  • Dores no corpo.
  • Mal estar.
  • O peito, ou parte, fica inchado, avermelhado, quente e doloroso.

Mas como tratar?

  • Primeiramente não se deve deixar de mamar. Procure seu ginecologista, ou até com o pediatra do seu nenê, se for o caso, ele receitará antibióticos.
  • A maioria dos antibióticos para tratar a mastite pode ser tomada sem prejudicar o bebê, mas não deixe de confirmar com o médico. Peça também mais orientações sobre como amamentar -- uma boa idéia é levar o bebê com você e mostrar como ele está mamando.
  • O médico deve receitar também repouso, analgésicos e compressas quentes. Um dia depois da primeira dose de antibiótico a mamãe já deve começar a se sentir melhor, mesmo que não haja infecção bacteriana, já que o medicamento ajuda a reduzir a inflamação.

Se o problema básico estiver na pega do nenê, os antibióticos serão só uma solução temporária. Para que você não volte a ter mastite, é importante garantir que o nenê esteja mamando direitinho.

Há mamães que não gostam de tomar remédios enquanto amamentam, mas cuidado, a mastite tem que ser ratada para que não haja futuras complicações como abscessos, o que pode levar a uma futura cirurgia. Podem tomar remédios, sempre e quando tenha sido um médico que saiba que você está amamentando. 

Prevenções:

  • Veja se o seu nenê mama corretamente. Experimente outras posições para que ele pegue melhor o peito.
  • Amamente sempre que puder para que o peito afetado fique vazio por mais tempo.
  • Ordenhe o excesso de leite.
  • Experimente fazer uma leve massagem nos seios enquanto o nenê está mamando, para ajudar o leite a sair. Mas cuidado: uma massagem muito vigorosa pode até piorar a mastite, empurrando mais leite materno para dentro dos tecidos da mama.
O tratamento da mastite é feito normalmente com antibióticos e compressas. Têm mulheres que preferem compressas quentes a frias, para tirar a duvida de qual seja a melhor converse com o seu médico, ele lhe dirá o que é melhor para a sua situação.  

Atenção:

 - Muita gente confunde a mastite com o ingurgitamento, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. O ingurgitamento é um processo natural caracterizado pelo endurecimento das mamas. É o famoso empedramento.  

- Por pior que você esteja se sentindo, seu nenê não será afetado, e não há problema nenhum em deixá-lo mamar no seio que está inflamado. Mesmo que a mama estiver infeccionada e o nenê ingerir bactérias junto com o leite, essas bactérias serão mortas pela acidez do sistema digestivo dele.

- Quando diagnosticada cedo, a mastite responde rápido ao tratamento. Se seu médico tiver receitado antibióticos, tome toda a dose recomendada, mesmo que já esteja se sentindo 100% melhor. Caso ao fim do tratamento seus seios continuem sensíveis e você ainda estiver com febre, volte a consultar o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário